edu .comment-link {margin-left:.6em;}

Pra doido ler

segunda-feira, maio 15, 2006

Concepcionista (com moderação)


Já que achei melhor não me manifestar sobre o filme A Concepção, que vi ontem à noite (porque minha paixão pelas coisas gera, às vezes, uma expectativa nas pessoas que pode levar à decepção), eu achei que devo, pelo menos, falar sobre o "movimento" concepcionista.
O tal movimento é mostrado no filme de José Eduardo Belmonte e, deixando alguns exageros de lado, me fez pensar e pensar e pensar.

Os mandamentos do concepcionismo são:
1) Morte ao ego: esse é bom, não? Todo mundo, em algum segundo da vida, é tão egocêntrico, mas tão egocêntrico, que chega a pensar que é o centro do universo. Acho que só as grávidas, e ser isso tem prazo de validade, podem se dar a esse luxo. E olhe lá!
2) Ser uma nova personalidade a cada dia: esse é ótimo!!! Eu já quis acordar hippie, ir dormir clubber, acordar novamente yuppie, ir dormir novamente nada... Cara de nada é legal de vez em quando. Ser um nada, no meio da multidão, é incrivelmente bom!
3) A lembrança do dia passado deve ser apagada do consciente. A memória é inútil para explicar a morte: esse mandamento, eu juro, se seguido por mim nos últimos meses, teria resolvido 99% dos meus problemas...
4) As pessoas estão doentes de si mesmas, o concepcionismo é a melhor auto-ajuda: "I´m sick and tired", disse John Lennon.
5) Todo concepcionista deve dormir nu, como uma purificação: não tenho como hábito, mas é bom, mesmo no inverno (basta um bom edredon).
6) O caminho do excesso leva ao palácio da sabedoria: no mínimo, lindo, mesmo que eu tenha pensado em mim como uma "concepcionista com moderação".
7) Só nós, os concepcionistas, somos capazes de abolir o dinheiro: é, na minha vida hoje, esse mandamento não seria possível realmente... sejamos realistas.
8) Não queremos nada. Sobreviver já é o bastante. O contrário também. Voa, porra! Querer voar já é querer alguma coisa, né? Mas é bonito, é bonito que só.
9) Toda pessoa ligada à concepção tem validade de apenas um dia. Assim como suas opiniões. Somos todos descartáveis e a felicidade faz parte da sorte. Somos uma fraude que dura 24 horas. Esse mandamento também ajuda demais a viver, eu acho... É bom ter opinião e sustentá-la, mas em um mundo onde até o amor é descartável, por que não durar apenas 24 horas e se renovar a cada dia?? Bom, muito bom.
10) Tudo que foi dito deve ser esquecido agora. Também tem a ver com o mundo descartável, né? E com o fato de que ter memória pode ser ruim. Guardar promessas pode ser fatal. Cumpri-las, então, pode ser um erro...

É, eu quero ser uma concepcionista com moderação. A moderação, no meu caso, e neste caso, é essencial porque acho que não consigo seguir nada, nem banda de carnaval. Mas que os mandamentos não saem da minha cabeça, ah isso é verdade...
Para finalizar, o "movimento" ainda se debruça sobre algo que só entende quem vive na pele: nascer e crescer em Brasília. Não sei o que é isso, mas coisas sobre as quais todos falam, mas poucos realmente sentiram na pele, me interessam bastante. Sempre. É uma questão de curiosidade mórbida e antropológica. :)

0 Comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

<< Home