edu .comment-link {margin-left:.6em;}

Pra doido ler

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Dia deles


Hoje é dia de Iemanjá. E dele! Parabéns, menino. De longe, logo mais de perto. Porque abraço que eu prometo eu dou mesmo.
:)

Comparada com as outras divindades do panteão africano, o Orixá feminino ioruba Iemanjá é uma figura extremamente simples. Ela é uma das figuras mais conhecidas nos cultos brasileiros, com o nome sempre bem divulgado pela imprensa, pois suas festas anuais sempre movimentam um grande número de iniciados e simpatizantes, tanto da Umbanda como do Candomblé.
Pelo sincretismo, porém, muita água rolou. Os jesuítas portugueses, tentando forçar a aculturação dos africanos e a aceitação, por parte deles, dos rituais e mitos católicos, procuraram fazer casamentos entre santos cristãos e Orixás africanos, buscando pontos em comum nos mitos.
Para Iemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo, então, artificialmente mais importante que as outras divindades femininas, o que foi assimilado em arte por muitos ramos da Umbanda.

3 Comments:

At 6:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Fê, minha boneca dos cabelos ruivos (ou pretos, agora?): conte comigo sempre. O tempo passou, a gente pouco se vê, mas o carinho e a amizade que tenho por você são os mesmos. Você é uma mulher forte, serena, vai saber tirar de tudo isso um grande aprendizado. Sei disso. Força na peruca. E repito: conte comigo.
Beijocas

 
At 11:23 PM, Blogger Aurora Combs said...

Oi Fê,

Respondi seu email assim que o recebi, não sei se você viu. Prometi que ia passar aqui e estou passando. Vi que as coisas não estão lá muito boas, mas tô aqui para o que você precisar. Pelo que percebi, estamos passando por fases parecidas. =(
Beijo, menina!
Veri.

 
At 10:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Fê...tenha um lindo dia, um após o outro. Seu blog é muito sensível, assim como você, que tenho certeza, vai transformar tudo isso em uma grande arte.

Ah! E adorei a sua mãe!!!!

Beijo no coração, menina mutante

Kari

 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

<< Home